Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, ordena agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo.

Atos 17:30-31

DEUS SE REVELA

Desde as primeiras páginas da Bíblia sabemos que Deus sempre se revelou aos homens de uma maneira especial. A princípio, havia indivíduos com quem Ele se comunicou, como Adão, Enoque, Noé, Abraão e outros. Então Ele escolheu um povo em cujo meio queria habitar. Era o povo de Israel. Esse povo recebeu uma revelação especial do Deus único e verdadeiro, combinado com instruções para uma vida agradável e uma adoração agradável à Ele.

Os outros povos desconheciam a natureza de Deus durante esse período. Ele também se revelou a eles em Sua criação e por meio da voz da consciência. Mas a revelação especial de Deus nas Escrituras do Antigo Testamento não lhes foi confiada.

“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho” (Gálatas 4:4). Como Deus verdadeiro e homem perfeito, Jesus Cristo “revelou” a Deus aqui na terra (João 1:18), e por meio de Sua morte expiatória na cruz do Calvário, Ele solucionou a questão do pecado. Com Sua ressurreição e Seu retorno ao céu, os tempos da ignorância finalmente terminaram.

Por isso Deus agora está alertando todos os homens tão seriamente acerca do juízo vindouro. Atingirá todos os que não se arrependeram de seus pecados e não se refugiaram na redenção que há pelo sangue de Jesus Cristo (Efésios 1:7).