Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça.

Eclesiastes 12:5

DESTINO APÓS A MORTE

Um dos livros mais antigos da Bíblia afirma: “O homem… é de poucos dias e farto de inquietação. Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece” (Jó 14:12). A verdade dessa observação ainda é geralmente reconhecida. No entanto, não se pode dizer que todos aceitam a verdade do versículo de hoje. Muitos negam qualquer forma de existência após a morte. Por trás dessa opinião está o pensamento positivo, pois a ideia de que devemos prestar contas de nossas vidas em algum estágio posterior é embaraçosa. Declarar que “com a morte tudo se acaba” é puramente uma questão de opinião e de forma alguma invalida o que a Bíblia diz. Devemos ser claros sobre isso. Algumas pessoas sonham com a possibilidade de mudar seu destino após a morte. O relato do Senhor Jesus acerca do homem rico e o mendigo Lázaro destrói o fundamento de qualquer ilusão dessas (Lucas 16:1931). Nossa direção para a eternidade deve ser determinada nesta vida. “Quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18). Outro grupo acredita na reencarnação, um retorno físico a este mundo em várias ocasiões com um processo progressivo de purificação. Mas a Palavra de Deus declara inequivocamente que é designado para os homens morrerem apenas uma vez; e isso é seguido por julgamento (Hebreus 9:27). Aqueles que creem em Jesus Cristo acalentam esta promessa: “Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).