Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

Romanos 2:4

UM SLOGAN PUBLICITÁRIO

Uma seguradora certa vez usou o seguinte slogan em um anúncio: “O amanhã é decidido hoje!”. O que significa referir-se ao amanhã? Aqui era obviamente referente às necessidades materiais das pessoas. Contudo, esta expressão certamente tem um sentido mais geral. Nossa vida é determinada por decisões que temos que tomar, algumas das quais afetam todo o nosso futuro na terra, por exemplo a escolha da profissão, do cônjuge ou do lugar para morar. Uma escolha errada muitas vezes não pode ser refeita e pode ter consequências trágicas para o resto da vida. O que então pode ser dito a respeito de uma decisão cujas consequências se estendem além da vida presente? Vamos pensar na salvação de nossa alma. Uma decisão tomada aqui e agora é válida por toda a eternidade.

É por isso que o apóstolo Paulo exorta com tanta insistência: “Somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte Cristo, que vos reconcilieis com Deus”. Também lemos: “Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 5:20; 6:2). Em linguagem figurada, o rei Salomão nos dá um aviso sério de que depois da morte nossa situação não pode de forma alguma ser mudada: “Caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará” (Eclesiastes 11:3). E o profeta Amós exclama: “Prepara-te… para te encontrares com o teu Deus” (cp. 4:12)!