Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Salmo 90:1
DEUS É A NOSSA HABITAÇÃO
Essas palavras foram a expressão de fé de um homem que teve uma considerável experiência com circunstâncias instáveis e a inconsistência do homem durante sua vida. Moisés tinha uma nação muito grande para liderar pelo deserto. Eles mal sabiam o que era uma habitação fixa. Mas o seu grande Deus, que é Deus “de eternidade a eternidade” (v.2), era a sua morada e o seu refúgio. Ao final de sua jornada por aquele “grande e tremendo deserto” (Deuteronômio 1:19), a qual havia durado quarenta anos, Moisés podia encorajar os israelitas dizendo: “O Deus eterno é a tua habitação” (Deuteronômio 33:27).
Milhares de anos se passaram desde que essas palavras foram escritas. O tempo e as pessoas têm mudado, mas que conforto é saber que o Eterno Deus não tem mudado! Quem quer que O conheça e confie nEle ainda encontra um lugar seguro de refúgio e descanso com Ele. Isto não significa que Deus poupa Seus filhos do sofrimento. Mas se nos refugiamos nEle em tais momentos, Ele nunca retira o Seu conforto que sustenta e cura os nossos tristes corações.
O rei Davi também conheceu anos de incansáveis peregrinações, nos quais ele foi caçado como uma “perdiz nos montes” (1 Samuel 26:20). Entretanto, ele orou a Deus: “Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente… pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza” (Salmo 71:3). Nós também não precisamos temer neste tempo presente e incerto, pois “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmo 46:1).