Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

Miqueias 6:8

OS HOMENS DO ANONIMATO (Ler Hebreus 11:32-40)

  Esse foi o nome que algumas vezes foi dado aos anônimos persistentes que contribuíram com sua valentia exemplar para libertar seu país do jugo dos ocupantes. 

  Guiados e sustentados por seu ideal, eles trabalharam anonimamente, privando-se de muitas coisas e passando por muito sofrimento. Muitos perderam suas vidas.

  O mesmo acontece no combate da fé. A Bíblia nos relata detalhes da história de grandes figuras citadas na primeira parte do capítulo 11 da Epístola aos Hebreus. Mas por trás deles se levantaram outros homens e mulheres de fé — anônimos — acerca dos quais nos fala o final do capítulo (vv. 32-38). Deus recorda as grandes coisas que fizeram por Ele. Cada um deles ocupava seu lugar na estratégia dAquele que conduz a batalha.

  Amigos crentes, na obra do Senhor, nem todos ocupam um lugar visível, mas o importante é cumprir corretamente o serviço que Ele nos confiou. Busquemos a fidelidade em lugar da notoriedade; recordemo-nos que Deus aprecia mesmo o ato mais insignificante feito a Seu favor: “E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão” (Mateus 10:42). Deus leva em conta todas as nossas ações e, por isso, contentemo-nos em esperar o dia de Sua recompensa. Esforcemo-nos para que possamos ser um daqueles a quem Ele poderá dizer: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25:21).