Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Hebreus 11:3
O DEUS CRIADOR
“No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). Estas são as primeiras palavras da Bíblia. Deus fez com que o universo existisse a partir do nada, juntamente com todas as galáxias, bem como a menor partícula de pó, e isso unicamente mediante Sua Palavra: “Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu” (Salmo 33:9).
Para Deus, criar não foi um simples impulso inicial depois do qual se desinteressaria de Sua obra. “Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Colossenses 1:16-17). Agora mesmo, neste instante, Deus mantém a existência de tudo e dá a cada um de nós o sopro da vida (Atos 17:25;28).
Deus não pode ser colocado no mesmo nível da criação. Todos os seres dependem dEle para existir, mas Ele não depende de ninguém. Ele se chama: “EU SOU” (Êxodo 3:14). Ele faz com que todos os seres existam. Está totalmente acima deles; Ele é Todo-Poderoso. Apenas Ele merece ser adorado, porque é Deus e criou uma obra esplêndida.
Não é isso que percebemos diante da majestade de uma paisagem montanhosa, da imensidão do mar e até mesmo da pureza do rosto de uma criança? Não devemos ficar parados contemplando apenas a beleza, mas devemos sim, ir até o seu Autor. Pela fé podemos conhecê-Lo como Deus Criador, mas também como Deus Salvador (1 Timóteo 2:3-4). Ele nos criou para que pudéssemos contemplar Sua glória e nos alegrarmos com aquilo com que Ele se alegra.