Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.

2 Coríntios 8:9

AS RIQUEZAS DO SENHOR JESUS CRISTO

  O Senhor Jesus nasceu em Belém. Como não havia lugar na hospedaria nem para Ele e nem para Seus pais, Ele foi colocado numa manjedoura. Os primeiros que O visitaram foram uns pastores da região. Por ter experimentado a pobreza, o Senhor Jesus está acessível aos mais pobres, porque foi precisamente para enriquecer a tais pessoas que Ele veio.

  Todavia, a que riquezas nos referimos?

  O Senhor Jesus não tinha dinheiro (Lucas 20:24). Algumas mulheres O serviam com seus bens para suprir as necessidades cotidianas (Lucas 8:3). E para pagar um imposto, ordenou que um peixe Lhe trouxesse a quantia necessária (Mateus 17:27). Ele também alimentou a mais de cinco mil pessoas com apenas cinco pães de cevada e dois peixes (João 6:5-14).

  De fato, o Senhor Jesus não veio trazer prata ou ouro, riquezas efêmeras, senão a verdade, a qual expõe o estado mortal do homem; Ele também veio trazer a graça de um Deus que ama as Suas criaturas. Essas são as verdadeiras riquezas que o Senhor Jesus tem reservadas para os que depositam sua confiança nEle. 

  Jesus Cristo manifestou em toda a Sua conduta o próprio caráter de Deus. Nunca fez nada para Si mesmo. Fazia o bem sem esperar nada em troca. O Senhor manifestou Sua compaixão a uma viúva ressuscitando seu único filho (Lucas 7:11-15). Ele chorou em Betânia e chamou a Lázaro para que saísse de seu túmulo (João 11:35-43). O Senhor Jesus não tinha apenas o poder para dizer a um homem paralítico: “Teus pecados te são perdoados”, mas também: “Levanta-te, e anda” (Lucas 5:20,23), ou seja, tinha poder para curar a alma e o corpo.