Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso.

Jó 33:14

A UM PASSO DA MORTE

  No dia 26 de dezembro de 2004, um maremoto causou destruição e morte, afetando a centenas de milhares de vítimas no sudeste asiático. Este “Tsunami” foi uma onda gigantesca produzida por um sismo muito forte no fundo do mar. As imagens desse terrível cataclismo comoveram o mundo inteiro. Muitos dos sobreviventes viram membros de suas famílias, amigos, vizinhos, etc. morrerem. Alguns estiveram verdadeiramente a um passo da morte.

  Quem sabe alguns de nós também já cruzamos a morte em um acidente ou em uma catástrofe evitada por pouco. Nesse momento, a ponto de dar o último passo de nossa vida terrena, teríamos uma resposta à pergunta feita por Jó em seu livro, que diz: “Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito; então onde está ele?” (cp. 14:10). 

  No Evangelho de Lucas (cp. 16:19-31), onde é relatada a situação de dois homens depois de sua morte, o Senhor Jesus nos revela um pouco do além. Um deles está num lugar de felicidade e o outro num lugar de tormentos. Na Bíblia, Deus distingue os crentes — os quais, depois da morte, habitarão “com o Senhor” (2 Coríntios 5:8) — e os incrédulos — que um dia terão que conhecer “a segunda morte”, isto é, o lago de fogo (Apocalipse 21:8; 20:15). A Bíblia é muito clara a respeito desse tema: para todos os que durante sua vida na terra não se reconheceram pecadores diante de Deus e rejeitaram Sua graça, a morte significa a terrível espera desse juízo eterno. 

  Hoje, a bondade de Deus nos convida a irmos imediatamente a Ele por meio da fé na obra de Seu Filho Jesus Cristo, para nos reconciliarmos “com Deus” (2 Coríntios 5:20).