Mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.

Mateus 20:26-27

GRANDEZA SEGUNDO OS HOMENS E SEGUNDO DEUS

  Alguns homens, como Luis, o Grande; Alexandre, o Grande; Frederico, o Grande; e muitos outros, foram chamados de “Grandes” por seus contemporâneos ou por sua posteridade. Seus nomes figuram em numerosos livros e monumentos. Na escola nos ensinam sua história.

  Mas estariam seus nomes escritos nos céus? Afinal de contas, essa é a única coisa que importa com respeito à eternidade. Crer no Senhor Jesus é receber a vida eterna, é ter seu nome escrito nos céus, com a segurança que o mesmo nunca será apagado. “Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lucas 10:20). 

  Muitos grandes deste mundo foram assim chamados devido a seus feitos, geralmente guerras. Conquistaram países e dominaram nações. Mas, no reino de Deus, os critérios de grandeza são diferentes. O grande não é aquele que domina sobre os outros, senão aquele que lhes serve; porque, para Deus, a verdadeira grandeza é o amor. O amor de Deus não é apenas palavras ou sentimentos, e sim algo que se manifesta em atos concretos de bondade, justiça e verdade. 

  O Senhor Jesus nos mostrou a grandeza de tal amor. Serviu aos outros e amou-os até ao ponto de dar Sua vida para salvar a todos os que creem nEle. Desde o Seu nascimento Deus disse acerca dEle: “Este será grande” (Lucas 1:32). Mas Ele foi um homem “obediente até à morte… Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”  (Filipenses 2:8-9).