Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Romanos 10:12-13

UMA MISSÃO ALÉM DAS FRONTEIRAS

  Antes de subir ao céu, o Senhor Jesus enviou alguns homens sem instrução formal, sem títulos, sem riquezas e sem armas para cruzarem as fronteiras da Judeia e da Galileia e pregar o amor de Deus. Estas testemunhas percorreram a Grécia e Roma antigas; a primeira estava imersa na sabedoria de seus filósofos e a segunda, no poder do seu exército. Elas enfrentaram uma resistência selvagem, sofreram os ultrajes mais infamantes, os suplícios mais refinados e as torturas mais cruéis. Sabemos que o imperador Nero queimava os crentes untados com resina para iluminar seus jardins, e os lançava às feras no Coliseu para divertir ao povo.

  Mas esses cristãos não fracassaram em sua missão mesmo diante de tantas perseguições. Graças a essas testemunhas fiéis, a misericórdia triunfou sobre a violência e as espadas romanas foram vencidas ao pé da cruz do Senhor Jesus Cristo quando o imperador Constantino (Edito de Milão, 313 d.C.) pôs um fim à perseguição dos cristãos.

 O sangue dos mártires foi, como se diz, a semente da Igreja. Contra o vento e a maré, a mensagem de amor que proclamavam as testemunhas de Cristo se difundiu por todo o mundo. Essa é a mensagem mais bela que os homens puderam escutar. Vamos ouvi-la mais uma vez: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós” (Efésios 5:2). “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31).