Ah, Israel, se me ouvires! Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis.
Salmo 81:8,11
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DOS SALMOS (Leia Salmo 81)
Israel é convidado a cantar como havia feito às margens do mar Vermelho, acompanhado pelo tamboril (v. 2; Êxodo 15:20). Após a saída do Egito, mencionada no versículo 6, o Senhor ainda tinha grandes coisas a fazer por eles… se o povo estivesse disposto a ouvi-Lo. O próprio Deus desejava dar-lhes o trigo mais fino (a flor de farinha sempre remete a Cristo), bem como o mel da rocha (figura da doce misericórdia divina). Mas Deus é obrigado a acrescentar: “Israel não me atendeu” (v. 11). Como são comoventes os Seus lamentos: “Ó Israel, se me escutasses!” (v. 8); e “Ah! Se o meu povo me escutasse” (v. 13; Deuteronômio 5:29).
Deus retirou de nossos ombros o mais opressivo dos fardos: o do pecado (v. 6). E sabemos que Ele “nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Efésios 1:3). Porém, querido leitor, o seu coração está endurecido como o do povo de Israel? Você continua surdo à voz de Deus e andando na teimosia do seu coração (vv. 8, 12)? A que deus você se tem prostrado (v. 9)?
Faça uma pausa imediatamente e analise sua própria vida. Você tem pedido as bênçãos de Deus, e Deus quer dá-las a você, mas como estão seu coração e seus ouvidos?