No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma... ó SENHOR. Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás.
Salmo 138:3,4,7
DEUS RESPONDE ÀS NOSSAS PERGUNTAS
Por que a provação? Por que a enfermidade e a luta? Como explicar o sofrimento diário? Para alguns, Deus é o grande responsável, pois, se Ele existe, por que não intervém?
A Bíblia, a Palavra de Deus, é a única que pode nos dar uma verdadeira resposta ao mistério do sofrimento. A morte, sempre presente na terra, a violência e a corrupção moral manifestada de tantas maneiras, são consequências do pecado que um dia “entrou… no mundo” por meio do homem (Romanos 5:12). Esse pecado está ligado à natureza humana. Prisioneiro de sua condição de pecador, o homem é incapaz de libertar-se dessa triste situação.
Mas a Bíblia também nos ensina que Deus ama a todos os seres humanos. Por amor a nós Ele entregou Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para libertar-nos de nossa condição de pecadores e nos dar a vida eterna. Mediante Sua palavra, Deus derrama Sua luz sobre um mundo cheio de perguntas. Ele dá uma resposta decisiva às nossas perguntas e uma solução para nossa miséria moral, pois Deus nunca minimiza o sofrimento e a infelicidade humana.
Muitos cristãos que passam por situações difíceis como lutas, enfermidades ou perdas, têm experimentado que no meio do sofrimento, a proximidade do Senhor Jesus os conforta e os enche de uma paz interior. Esperam com confiança a resposta definitiva, a libertação final mediante a ressurreição.
“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito” (Salmo 34:18).