E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins. Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos... e o SENHOR confirmou o reino na sua mão.

2 Crônicas 17:3-5

A HERANÇA DE JEOSAFÁ

  Jeosafá tinha herdado o reino de seu pai Asa. Porém, a fé no Deus verdadeiro não se pode herdar. E em ambas as áreas houve um grave risco: o coração de Jeosafá poderia ter se inclinado para os ídolos e seu legado foi ameaçado por inimigos.

  Mas Jeosafá havia se encontrado pessoalmente com Deus e estava em um relacionamento de fé viva com Ele. E, então, vemos como as duas coisas se combinam: a sua fé pessoal e sua lealdade pessoal são pré-requisitos para Deus “confirmar” o reino de Jeosafá, o qual havia herdado. 

  Alguém tem pais crentes? Isso é um privilégio! Mesmo assim você ainda tem que buscar “o Deus de teu pai” pessoalmente. É preciso fazer isso cedo — na juventude. Os “Baalins” são muito perigosos para o coração que ainda não encontrou o domínio para a sua vida em Cristo. Temos recebido uma herança espiritual? Nossos pais e nossos “pais em Cristo” adquiriram um tesouro espiritual que agora está confiado às nossas mãos? Então temos um motivo de gratidão; então temos algo que tem que ser guardado. 

  Deus “confirmará em nossas mãos” essas riquezas? Jeosafá encontrou a orientação para a sua vida espiritual nos primeiros dias da monarquia, “nos primeiros caminhos de Davi seu pai”. Nós também devemos voltar ao começo, à própria Palavra de Deus. Desta forma, se adquirirmos para nós a herança dos pais, pessoalmente, a partir das Escrituras e vivermos de acordo, Deus vai confirmar este “patrimônio” em nossas mãos.