O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.
Provérbios 18:13
É POSSÍVEL CRITICAR A BÍBLIA ANTES DE LER A MESMA?
Um missionário, viajando através do México, parou num vilarejo por dois dias, para ali pregar o evangelho. Durante o calor do dia ele sentava do lado de fora do lugar onde estava hospedado e respondia a perguntas feitas por aqueles que passavam ali.
Um jovem se aproximou olhando para o missionário com o rosto resoluto e afirmou: “Eu vim discutir algumas coisas com você, porque eu não acredito no que você prega”. A resposta do missionário foi entregar-lhe uma Bíblia dizendo: “Este livro é a Palavra de Deus. Leia-o. Então, se você quiser, nós poderemos falar sobre o mesmo”. Bastante surpreso, o jovem pegou o livro, sentou-se à sombra duma árvore e começou a ler.
No dia seguinte, o missionário estava se despedindo de seus novos amigos. O jovem também estava ali. Ele gostaria de acompanhar o missionário no caminho. No próximo vilarejo ele entregou a Bíblia de volta dizendo: “É um livro interessante. Não encontrei nada nele que queira discutir com você”. O missionário respondeu: “Eu estou feliz, pois a Palavra de Deus precisa ser crida e não discutida. Continue sua pesquisa e você encontrará a vida eterna”. E ele deu a Bíblia de presente para o jovem.
Vinte anos depois o missionário retornou para aquele vilarejo e reconheceu o jovem, o qual estava muito feliz em contar a todos como havia sido conduzido ao arrependimento e à fé no Salvador Jesus por meio do livro de Deus. A Bíblia tinha se tornado seu grande tesouro. Ele não queria mais discutir suas instruções. Ele desejava vivê-las.