A Páscoa chegou!

easter, easter eggs, happy easter

Muitos falam apenas em “ovos de chocolate”, mas creio que precisamos de um ensino melhor sobre o assunto “Páscoa” juntamente com os nossos irmãos em Cristo.

Ainda que a data e a origem da nossa “Páscoa” seja atrelada a uma festa pagã dedicada à deusa germânica Ostara – de lá o alemão “Ostern” e o inglês “Easter” -, festa esta que dizia respeito ao início da Primavera, ao final do inverno escuro e frio no hemisfério Norte, fazia referência à vida nova brotando na natureza por todos os lados – ainda assim, essa festa nos remete em seu sentido cristão a uma outra data – a da ressurreição de Jesus Cristo.

Não estamos condenando costumes ou tradições, mas não queremos deixar de pensar no nosso Salvador ressurreto, na Sua vitória, no fim do “inverno escuro e frio” do pecado e no início de uma “Primavera” com vida muito mais especial do que a da natureza que é apenas uma fraca figura daquilo que temos em Cristo.

A Páscoa nos fala sobre um “Cordeiro” – melhor, sobre “o” Cordeiro de Deus. Esse Cordeiro de Deus morreu, mas ressuscitou. Sempre nessa época, penso em um costume muito bonito nos países de línguas eslavas como a Rússia ou a Bulgária, por exemplo. Quando as pessoas se encontram no domingo da Páscoa, se saúdam tradicionalmente com uma saudação muito especial. Um diz ao outro: “Христос воскрес!” (“Christos voskres!”), e o outro responde: “Он воистину воскрес!” (“On voistinu voskres!”). Isso significa em português: “Cristo ressuscitou!” e a resposta: “Verdadeiramente ressuscitou!”. Que bela e sublime mensagem de vitória!

É essa a grande verdade cristã! A grande mensagem da Páscoa! Nenhuma outra religião no mundo inteiro tem um Salvador vivo. Somente nós, salvos da época da graça – em extensão para o futuro, o remanescente judeu -, temos uma sepultura vazia. Essa grande verdade é como a âncora do cristianismo verdadeiro. Paulo nos diz que sem a ressurreição de Cristo, a nossa fé seria vã (1 Co 15:17-20).

Aproveite o desconto de 40% – 03 a 11 de abril – em todo o nosso site para se aprofundar nesse e em outros assuntos. E ainda ganhe de brinde em todas as compras o livro “A Ceia do Senhor” de C. H. Mackintosh (limitado a uma unidade por pessoa).